Universidade de Cabo Verde realiza uma conversa aberta sobre o tema a depressão, o lema do ano (conversa aberta) organizada pela OMS,(Organização Mundial de Saúde) a UNI-CV disponibiliza esta conversa aberta com a iniciativa do Gabinete do GOPE (Gabinete de Orientação Psicopedagógica) orientada pela presidente Dinorá Cruz, docente e psicóloga, docente Odeth com especialidade em saúde mental e Dirce membro do Gabinete. O lema do ano depressão traz duas sessões de conversa aberta na Universidade de Cabo Verde.
A conversa aberta iniciou na sala 308 e 310 com a participação dos alunos de vários cursos.Com iniciativa da conversa os alunos escreveram algumas perguntas sobre a depressão que gostariam de saber a respeito do lema em debate que supostamente vai ser respondida pelos membros do gabinete que organizaram a conversa aberta .
O objetivo da conversa aberta é alertar os estudantes ,mostrar como prevenir e estar alerta ,dar a conhecer aos estudantes a causa da depressão e os possíveis sintomas e os seus possível risco da doença.
Segundo os oradores da conversa aberta “o stress é bom na medida em que ajuda a pessoa a conseguir alcança os seus objetivos, mas que por vezes torna frequente, acompanhada com ansiedade o que pode levar a depressão .Por exemplo quando uma pessoas já não consegue dormir/insônia, sentir triste frequentemente”.
Afirmam ainda que para prevenir a depressão que esta na base uma boa alimentação, realizar sempre os exercícios físicos aproveitar o sono principalmente a noite(das uma até as quatro da madrugada porque esta por sua vez ajuda na estimulação da mente).
Salienta ainda Patricia Varela aluna do curso jornalismo"nos como universitário é fundamental familiarizarmos com este assunto,por isso é de extrema importância realizar esta conversa aberta no meio universitário ,o que permite aos alunos falarem abertamente e colocar questões sobre o assunto".
A supracitada ainda acrescenta que gostaria a Universidade realizasse mais conversa aberta no mesmo âmbito de modo a dar vezes e vozes aos alunos para expressarem os seus problemas.
A supracitada ainda acrescenta que gostaria a Universidade realizasse mais conversa aberta no mesmo âmbito de modo a dar vezes e vozes aos alunos para expressarem os seus problemas.
A depressão afeta as pessoas de todas as idades e de todas as esfera da vida e em todo o país.
Sem comentários:
Enviar um comentário