quinta-feira, 27 de abril de 2017

V Edição da taça reitora

A abertura da ediçao  contou com a participaçao do jogo de basquetibol,atuaçao de um grupo de dança  e torneio de futibol  coma equipa dea educaçao fíica em adversário com a equipa ciências Empresáriais e organizacionais . O objectivo da equipa é preparar para o intercâmbio no Senegal com uma equipa representada por 15 estudantes  que vai representar a unicv  a nivel nacional e internacional. Esta ediçao foi uma iniciativa  da SAS Unicv em parceria com a ACAD , a actividade  contou com vários modalidades acompanhada comanimaçao musical,esta por sua vez teve lugar no campo desportivo  da universidade pelas 15:30 no entanto a equipa da Educaçao fisica venceu a equipa diversária por 6bolas a 1 .

V Edição:Workshop Internacional


Nozinha Fernandes:   Que experiências troseram para esta v edicao do  workshop?


Fernando Paulino:    O Ismai participa no  evento desda 1º edicão, desta vez é a  V Edição  do  esworkshop que  acaba por ser  a  base do protocolo  que foi assinada entre Instituto  Universitáriade Ismai e a Uniersidade de Cabo Verde a cinco anos atrás que tem vindo a dar continuidade ao longo dos anos ,isto é tem tido consequências  práticas ao longo dos anos ,daquilo que eu facilmente conclou  é  que estivi  cá em Janeiro  deste ano digamos que noto destes cinco anos  atrás hoje um contributo enorme por partes dos protocolos existentes em termos das funçoes realizadas nesta área visual e audiovisual.




Nozinha  Fernandes:   Que mais contributos para lém disso?



Fernando Paulino:    Para lém deste contributos  há protocolos  para   se  ver estagio dos alunos  quer de Portugal quer de Cabo Verde ,no entanto neste momento temos alunos de  Cabo Verda a fazer estagios em Portugal.Este intercâmbio de estagio acaba por ser uma expiriencia  de extrema importância  porque hoviamente os alunos e professores  partilha conhecimento e ao mesmo tempo tragam expriencias para o país.




Nozinha Fernandes:    Como se cruzam o workshop e a cultura digital?



 Fernando Paulino:    A questão de cultura digital acho hoje em dia a midia classica esta numa fase de desenvolvimento e é transmitida ,implimentada a exprimentação destas culturas.


 Nozinha Fernandes:     Qual é o objectivo desta v edição de workshop?



 FernandoPaulino :    O objectivo é formar e treimar os alumos para elaboraçao dos conteúdos para a tecnologia das industrias culturais e digitais .

Semana de saúde na UNI-CV


A OMS este ano definiu como lema do ano “vamos conversar”. Então é neste sentido que esta decorrer a semana de saúde na universidade de Cabo Verde(UNI-CV) a exposição de frutas de modo a promover a saúde no contexto académico.


Organizadores
Esta a decorrer a semana de saúde na UNI-CV,com exposição de vários frutas ,no âmbito da promoção da mesma no contexto académico ,com objectivo de dar a conhecer algumas frutas e divulgar as  propriedade de cada uma delas e como pode contribui na prevenção da depressão ,uma vez que o foco deste ano é o actual lema definido pela a Organização Mundial da Saúde (OMS). É nesta quadra que a UNI-CV realiza esta exposição de frutas com intuito de familiarizar os seus estudantes a cerca da temática, uma vez que a   doença esta frequentemente mais comum a sociedade actual.

Afirma ainda Ariana Tavares aluna do 4ª ano de licenciatura em enfermagem  “que é de primordial importância  realizar esta exposição no espaço académico  porque não só permite alertar os estudantes como também familiarizar com esta temática ,isso porque a tal doença já esta mais frequente em nossa sociedade “.

Ainda a mesma acrescenta  que é uma boa iniciativa chamar atenção do universo académico ,visto que maioria dos estudantes passa o resto do tempo no espaço universitário  de que de uma forma ou de outro chama atenção dos estudantes a comprar fruta que nesse tempo esta mais baratas  neste tempo  que é também postar na alimentação  a base da prevenção da doença.


A exposição teve lugar na UNICV pelas 9:30 organizada junto ao Gabinete de GOPE acompanhada dos alunos do 4ªano de licenciatura em enfermagem.

2ª ediçao de tereru di amizadi  

Grupo: Obi bu sumara

Tereru di amizadi um espaço cultural criado no seio do espaço a cadémico  que funciona todas as quinta-feiras   com objetivo de reunir os estudantes e não  só,com intuito  de partilhar ,conviver e dar voz e ouvidos ao outros  para participar na sessão cultural. Esta quinta–feira a convidada especial é Isandra da Silva com apresentação da obra,pois o grupo Obi BU Sumara formado por 9 elementos   vindo especialmente de Santa Cruz .
Para além da apresentação da obra “O dia em que ti conheci “ pela convidada Isandra da Silva  e  pois actuação do grupo Obi bu sumara  formada por auto-motivação dos elementos,ou seja mostrar que os rapazes também pode representar a cultura  Cabo Verdiana e na diáspora .

O grupo já apresentou no Show de Amanhã , na Uni-CV e estão a preparar para apresentar na ilha do Maio  e pretendem ir mais além .O grupo tem por finalidade criar uma escola em homenagem a batucadeira Zinha nha Muntica  com o batuque “amor desconhecido n ka ta skese mas” no entanto a escola é criada com iniciativa de ensinar os mais novos o batuque, apreender a conviver e unir num ambiente de amizade com todas as pessoas .
Segundo o representante do grupo Burim  Tate “nu kre leba nos cultura pa frente ,nos motivason   ta djudanu  txiga la”.

O espaço  tereru di amizadi é um espaço de convívio ,troca de experiências ,musica ,teatro,anedotas ,criada com o mero objectivo que  é promover a cultura no seio do espaço académico .

Workshop Internacional na Unicv


V workshop Internacional  esta  decorrer no dia 20 a 31 de Maio de 2017  esta acaba por ser um protocolo da universidade  de Cabo Verde e o instituto universitário da Maia Ismai ,com contributo dos parceiros ,Associação  Museu da Imaginaria crioulo ,Museu Municipal S. Filipe –ilha de Fogo ,centro e Laboratório Multimédia Porto  Digital .A produção esta a ser realizada por grupos  disciplinar EIC e TMC.

 Entretanto o evento esta a ser apresentado na Unicv-Mindelo –S. Vicente e Unicv –Palmarejo –Santiago com intuito de realizar os três projectos, a nível da cultura digital ,linguagem e narrativas .
 O objectivo primordial deste workshop  é formar e treinar os alunos para elaboração de dos conteúdos para a tecnologia das industriais e digitais .

A cultura digital pressupões a especificidade da linguagem computacional e consequentemente  de um novo medium ,suporte ,técnica ,dispositividade , representação  de um paradigma comunicacional em considerar  em convergência ,em participação e ubiquidade usando as novas tecnologia  e mensagens.

terça-feira, 25 de abril de 2017

Postura Acadêmica da Universidade

z
Figura nª1

A situação disciplinar esta a afligir cada vez mais a comunidade académica (diz respeito pelo modo de vestir).
A universidade é uma instituição pública pluridisciplinar de formação de quadros e profissionais de nível superior, de pesquisa de extensão e domínio e cultivo do saber humano. Entretanto, é um espaço publico de ensino superior cuja as pessoas tem mais facilidade de se entrarem, visto que a intenção é o mesmo da que as outras.
Todas as instituições possuem regras e normas de modo a garantir uma boa organização e funcionamento, pois, todos os seus princípios básico deve ser cumpridas com mais dignidade e respeito de modo a houver uma boa organização na comunidade académica.

A Universidade de Cabo Verde é uma casa ampla do saber pois, a sua intenção é formar pessoas capazes de frequentar qualquer instituição através do grau do conhecimento que possui durante o seu percurso.
A casa universitária têm um domínio muito ampla do saber humano, pois o seu compromisso é de formar pessoas tanto a nível pessoal como também a nível profissional ou académico.

N o entanto o problema que mais aflige a universidade de Cabo Verde desrespeito pelos princípios básico implantada na comunidade académica. Apesar de muitos desses princípios ainda não foram cumpridas esta é a mais que aflige a sociedade académica.
A universidade têm como postulado o ensino, a pesquisa é a extensão preservando o pluralismo, a transparência, a autonomia, o respeito á integridade académica é da instituição, além do dever de promover os princípios da liberdade na responsabilidade, justiça, dignidade humano solidariedade é a defesa do prestígio da UNI-CV como universidade pública.


 Opiniões dos discentes e docentes

Alunos da Uni-CV


 
Insurgindo- se contra o desrespeito pelo não cumprimento dos princípios básicos implementada na UNI-CV, Sidney Cardoso defende que o ideal seria implementar ou criar um grupo para fiscalização de todas, os membros da comunidade académica de forma a haver a dignidade e respeitar pelo lar a que pertencem.
Segundo Sublinhou (Sidney Cardoso) não esta ser cumprida, porque se reparamos os alunos que cá estão não tem acesso ao código até mesmo alguns docentes e funcionários desta casa não tem acesso ao código da conduta académica.
Os alunos não têm uma cultura de prestar código porque de acordo com a realidade que vivemos cá dentro os alunos passam os seus tempos livres a “ faceboocar” em vez de estar a consultar o código conduta académica, Digo isso porque a única tendência desses alunos é “ faceboocar” em vez de procurar conhecer os princípios básicos da comunidade académica. Acrescentou Sidney

De acordo com os inquiridos afirmaram ser possível respeitar as regras do código de conduta académica, tendo em conta que a classe hierárquica exige a sua aplicação porque muitas desses afligimentos é procurar da sua prática e exigência.

No que se refere o código de conduta académica este tem por finalidade de estabelecer padrões de conduta no interior da universidade de cabo verde é nortear as relações humanas no seu âmbito, estabelecendo os princípios e as regras básicas de convivência porque devera reger todos os que se encontrarem ou permanecem no espaço universitário.

Segundo Docente Domingos Andrade de um modo geral todos os que pertence a comunidade académica tem noção da importância da universidade para sociedade todos que integram tem la no íntimo o poder de fazer algo importante não só nível académico como também a nível social porque independentemente dos lugares que enfrentamos no nosso dia-a-dia devemos respeitar o máximo possível para que essa universidade tenha uma boa organização e funcionamento como as outras.

Segundo a associação de serviço ACD , não há respeito pela casa porque os alunos não tem o mínimo respeito em termos de vestuário uma vez que tragam para cá hortes blusas (caicai) para a casa sendo que esta casa tem todos os requisitos para se cumprir de modo a garantir uma boa organização e respeito pela casa.

Segundo os entrevistado a situação é mais venerável nas meninas do que nos rapazes porque segundo eles as meninas tragam uma peça de vestuário inadequado a comunidade a académica com muita frequência e quantos aos rapazes notamos que muitos deles andam a vir para a universidade bêbado mas mesmo assim se comportam de forma a não ilustrar as suas imagens dentro da universidade.




                                                                                                       Nozinha Fernandes

  O Despertador dos Sonhos Noite escura, sem céu nem estrelas. Uma noite de ardentia. Estava tremendo. O que seria desta vez? A resposta v...