quinta-feira, 11 de abril de 2019

V Cimeira Bilateral em Portugal: Ulisses Correia e Silva



O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia Silva, e o Primeiro-Ministro da República Portuguesa, António Costa, copresidem no próximo dia 13 de abril no Palácio Foz, em Lisboa, para mais uma cimeira Luso-cabo-verdiana.
Depois da última reunião de alto nível entre os dois países que teve lugar na Cidade da Praia, em 2017, o governo português e cabo-verdiano suportados por uma importante Delegação ministerial voltam a reunir-se com importantes Instrumentos Bilaterais sobre a mesa, em setores como Finanças, Defesa, Economia, Segurança e Justiça, Educação, Saúde, entre outros.
Conforme alerta a página do Governo, os instrumentos bilaterais sobre a mesa visa reforçar a parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal, alicerçada numa abrangente e diversificada cooperação em todos os níveis e plasmada no Programa Estratégico de Cooperação 2017-2021 enquanto documento orientador da cooperação entre ambos.
Sob o lema “Juntos para um Desenvolvimento Inclusivo” a Cimeira traduz a visão partilhada e a vontade comum dos dois países em trabalharem em prol do desenvolvimento económico, social e humano sustentado das respectivas sociedades.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Israel: Netanyahu vence eleições por vantagem mínima



Benjamin Netanyahu  acabou por dar a vitória ao atual primeiro-ministro com uma vantagem mínima.
Naquelas que foram as eleições mais renhidas da última década no país, Netanyahu conseguiu assegurar a vitória, mas por uma margem mínima.
De acordo com os dados do comité central de eleições, que fez a contagem dos mais de 3,9 milhões de votos, o Likud, partido do atual primeiro-ministro, venceu as eleições com 26,47% de votos, e o partido Azul e Branco perdeu a eleição com 26,11% de votos conseguidos.
Nesta eleição votou um total de 67% da população. De acordo com o Times of Israel, estas eleições registaram menos que 4% dos votos, quando comparadas com as últimas legislativas, de 2015.
O novo Governo de Israel deverá entrar em funções dentro de algumas semanas, após um período de consultas e procedimentos.

Fonte: Agência Lusa

Parlamento: PAICV chama a ministra das Infraestruturas para avaliar as políticas do governo no sector

Rui Semedo
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) Rui Semedo chama a ministra das Infra-estruturas para fazer o balanço das jornadas parlamentares daquele partido nesta primeira sessão ordinária do mês de Abril que principia esta quarta – feira 10 na Assembleia Nacional.
 Conforme alerta a página da Inforpress, a iniciativa partiu do líder da bancada do PAICV com intuito de chamar a ministra ao debate de modo a avaliar o balanço das jornadas parlamentares daquele partido no âmbito do sector.

“Nós destacamos o debate que foi agendado por nossa iniciativa”, disse Rui Semedo, referindo-se ao frente-a-frente com a ministra Eunice Silva para debater. O partido considerou uma “iniciativa importante”, por tratar de “um dos eixos mais importantes” do desenvolvimento do país.

Para Rui Semedo, o PAICV entendeu o momento como uma oportunidade para se aferir da política ou da bondade dela, sobre as infra-estruturação existentes e passar em revista as necessidades e as lacunas que “ainda o país enfrenta” neste domínio.

Neste aspecto, a mesma fonte ressaltou a “realidade de um país insular” que torna uma necessidade de multiplicação de infra-estruturas para que as ilhas estejam em condições de abraçar o desenvolvimento.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Macau quer mais atrações para expandir os turistas no território



A diretora dos Serviços de Turismo de Macau defendeu hoje 09 de Abril a oferta de mais atrações e locais de interesse para distribuir os turistas e aliviar a pressão sentida em algumas zonas do território.

"O nosso problema em capacidade de acolhimento é que o turismo não é distribuído. (...) Temos de providenciar mais possibilidades, mais atrações", afirmou Helena de Senna Fernandes, em declarações aos jornalistas.
 Conforme indica a Agência Lusa onde o jornal Mundo ao Minuto teve acesso, Macau possuí, um território com pouco mais de 35 quilómetros quadrados, recebeu em 2018 mais de 35 milhões de turistas, um número que já não está longe do 'teto máximo' de 40 milhões de turistas por ano, segundo o Instituto de Formação Turística (IFT).
Para a directora dos Serviços de Turismo, "há muitas áreas que estão a sentir esta pressão", pelo que a estratégia passa por "distribuir os turistas por diferentes espaços".
A capacidade diária de acolhimento é de 11.000 turistas, mas "há dias em que entram menos pessoas e outros períodos em que entram muito mais", referindo-se, por exemplo, à semana do Ano Novo Chinês, período em que Macau recebeu este ano mais de 1,2 milhões de pessoas.

Fogo: Polícia faz apreensão de cannabis no porto de Vale dos Cavaleiros



A Policia Nacional (PN) através da esquadra de São Filipe, apreendeu na noite de segunda-feira, durante a sua missão de rotina uma quantidade de cannabis, que é conhecida como padjinha em Cabo Verde.
O comandante da Esquadra de São Filipe, Fernando Tavares, contactado pela Inforpress, confirmou que os agentes da PN apreenderam um balde de 20 litros de padjinha, mas não confirmou a quantidade exacta, porque ainda a policia não tinha efectuado a pesagem dessas drogas.
Na posse da droga foi detido um jovem de 28 anos, natural da ilha de Santiago. O indivíduo é condutor de uma viatura que faz transporte de cargas entre as ilhas de Santiago e Fogo. Entretanto o delito informou aos agentes que se tratava de uma carga (encomenda) destinada a uma pessoa da ilha do Fogo.
Como a droga foi encontrada na sua posse, o jovem encontra-se detido e será apresentado ainda hoje ao poder judicial para legalização de prisão e terá aplicação de medidas de coação.

UE e China celebram 21.ª cimeira bilateral em Bruxelas com poucas hipóteses de sucesso



União Europeia e China celebram hoje, 09 de Abril em Bruxelas, a 21.ª cimeira bilateral, que parece condenada a terminar com poucas razões para celebrações, havendo boas possibilidades de as partes não chegarem sequer a acordo sobre uma declaração conjunta.

Do lado europeu, muitas vozes defendem que não estão reunidas as condições para acordar uma declaração com Pequim, face ao que a UE classifica como um reduzido empenhamento da China no cumprimento dos seus compromissos, ou mesmo promessas não cumpridas, a nível de comércio, economia, clima e direitos humanos.

Conforme indica á página da Inforpress, as fontes diplomáticas explicaram que as partes “ainda estão a negociar o texto”, mas que ninguém ficará surpreso se UE e China não adoptarem no final da cimeira uma declaração conjunta. Como já tinha acontecido em 2016 e 2017, sendo que, á ausência de um texto firmado conjuntamente por Bruxelas e Pequim representará um insucesso maior, sendo assim à actual conjuntura geopolítica, designadamente com a guerra comercial entre Estados Unidos e China como pano de fundo.

O comércio é um dos grandes temas sobre a mesa e um dos motivos da discórdia, face à política proteccionista chinesa, que a Europa tem tentando, vão, convencer Pequim a alterar, com vista a proporcionar às empresas europeias as mesmas condições no mercado chinês que as empresas chinesas beneficiam na Europa.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Boa Vista vai ter este ano um centro de emprego e formação profissional


A ilha da Boa Vista vai, ainda este ano, ter um Centro de Emprego e Formação Profissional, com vista a aumentar as possibilidades dos jovens da ilha, de modo a terem melhores inserção no mercado de trabalho.
A garantia foi dada à Inforpress pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP), Paulo Santos, lembrando que foi assinado ontem, uma ajuste ao protocolo existente entre o IEFP e a Câmara Municipal da Boa Vista para a cedência do espaço e preparar a sua instalação.
Durante o seu discurso afirmou que, o IEFP vai ter um centro de emprego na ilha da Boa Vista e que esta ficará reconhecida como casa dos pescadores da ilha. Para além disso adiantou que já existe uma resolução que cria o centro e que já terem uma deliberação do Conselho de Administração para sua instalação. O presidente garantiu que estão a trabalhar na mobilização dos recursos materiais e financeiros para a sua materialização.

Primeiro-ministro acredita ser importante que se faça uma “acção massiva” na divulgação dos ODS


O primeiro-ministro considerou na segunda – feira passada que é importante que se faça uma acção massiva de divulgação para o conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vista a incentivar as pessoas a participarem e acreditando na sua implementação.
Ulisses Correia e Silva fez estas declarações em São Miguel (ilha de Santiago), durante o seu discurso no acto de abertura oficial da primeiro edição do festival SDG to youth (Objectivos do Desenvolvimento Sustentável para a Juventude), que decorre até o dia 08, na presença dos presidentes da AIESECS, Igor Espanhol e da Câmara de São Miguel, Herménio Fernandes.
O chefe do Governo lembrou que, os ODS são 17 e em diversas áreas, cuja sua implementação está aprazada no horizonte 2030, em que todos os países têm que adoptar e assumir um conjunto de metas, que se traduzem em criar um mundo melhor, mais sustentável e com melhores condições de vida para pessoas e criar futuro para a juventude.

  O Despertador dos Sonhos Noite escura, sem céu nem estrelas. Uma noite de ardentia. Estava tremendo. O que seria desta vez? A resposta v...