sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Emigração

Emigração

Viagens longas e distantes
Distância é o que separa para terras distantes
Algo que nem sempre é esperado por muitos 
 Sentimentos de angústias nos remete a sofrimento

A vida é feita de mistérios e destinos
Destinos é uma sucessão inevitável
Será que é uma possível ordem cósmica?
A natureza é quem pode nos responder
Até parece ser a força sobrenatural que actua sobre os seres humanos

Ao destino ninguém fugiria
Todos os homens estão sujeitos a essa força irresistível
Sentimentos de tristezas, magoas, angustias é o que não falta
Vivemos uma vida sobcarregada de cicatrizes deixados pelos entes queridos
Amar a distância
Suceda o que suceder, seja o que for sempre te amarei
 Amar-te é uma bênção
A cariciar-te é um privilégio
Sonhar contigo é uma inspiração
Te amo de longe, porque de perto a distância corrompe

Amor é um sentimento de carinho demonstração de afeto
O meu colo carece muito da sua ausência
A sua ausência faz-me renascer uma nova esperança
Solidão emocional vem se instalar no meu coração
A solidão vem torturar a minha vida, mas sou vencedora

Saudade fortalecer o nosso amor, ainda mais
Saudade é a palavra mais bela que cura o amor
Ela é doce nas poesias e arde na realidade….


Nozinha Fernandes



Morna de Cabo Verde foi classificada Património Mundial da Humanidade


Cabo Verde já pode celebrar a morna como Património da Humanidade, comunicou o ministro da Cultura, Abrão Vicente, através do Instituto do Património Cultural, a decisão de inscrição da Morna na lista representativa da UNESCO.
O género musical  foi classificado como Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, em parcerias Ministério das Indústrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural (IPC). No entanto a decisão pública deverá ser conhecida em dezembro, na Colômbia onde a morna vai ser reconhecida como género musical daquele país.
O Instituto do Património Cultural junto do Ministério da Cultura tem a honra e o privilégio de comunicar que o comité técnico dos peritos da UNESCO, aprovou esta quinta-feira, 07 de novembro, o dossier que foi entregue em março de 2018 para a sua averiguação que   já está aprovado em todas as categorias analisadas.


Desta feita, a morna ganhou o privilegio de ser conhecida como Património da Humanidade, revelou Abraão Vicente, na noite de quinta-feira. Contudo as publicações vão ser acompanhadas de três fotografias com tocadores e cantores de morna, e uma cópia da passagem do texto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO, em inglês) que decide classificar o género musical cabo-verdiano.

segunda-feira, 4 de novembro de 2019

Saudade



A vida é feita de momentos marcantes…
As vezes deixamos de nos preocupar com coisas inúteis
Pensar em viver uma vida digna é pensar na existência divina
A existência divina nos leva á acreditar, para além do que pensamos

Pensamento é a essência do homem…
O homem e o pensamento são a razão de ser
 O homem cria asas para mover-se no mundo
Cria raízes para aprofundar-se na realidade
A realidade é o que nem sempre estamos prontas para aceitar

A vida é feita momentos, marcantes…
O mundo gira a nossa volta
Um circulo fechado onde todos se relacionam
 É à habilidade de saber aceitar as pessoas como elas são
São as relações que nascem e se mantêm porque existe afeto entre as pessoas envolvidas.

Existe amor verdadeiro…
Relacionamento só existe quando amamos verdadeiramente
Amar verdadeiramente nos remota a momentos marcantes
Momentos marcantes leva-nos a pensar nas paragens das nossas vidas
A vida é feita de vicissitudes
As vicissitudes da vida rompem muitas vezes as nossas caminhadas

Caminho longe e cheio de destinos
Saudades é o que aperta tanto o coração
A saudade nasce quando existe amor e ausência
Ausência, partida para destinos diferentes
Amor divino faz-nos sentir um só mesmo distante
Mas todos os instantes da nossa vida não vão sendo perda…

Nozinha Fernandes

quinta-feira, 11 de abril de 2019

V Cimeira Bilateral em Portugal: Ulisses Correia e Silva



O Primeiro-Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correia Silva, e o Primeiro-Ministro da República Portuguesa, António Costa, copresidem no próximo dia 13 de abril no Palácio Foz, em Lisboa, para mais uma cimeira Luso-cabo-verdiana.
Depois da última reunião de alto nível entre os dois países que teve lugar na Cidade da Praia, em 2017, o governo português e cabo-verdiano suportados por uma importante Delegação ministerial voltam a reunir-se com importantes Instrumentos Bilaterais sobre a mesa, em setores como Finanças, Defesa, Economia, Segurança e Justiça, Educação, Saúde, entre outros.
Conforme alerta a página do Governo, os instrumentos bilaterais sobre a mesa visa reforçar a parceria estratégica entre Cabo Verde e Portugal, alicerçada numa abrangente e diversificada cooperação em todos os níveis e plasmada no Programa Estratégico de Cooperação 2017-2021 enquanto documento orientador da cooperação entre ambos.
Sob o lema “Juntos para um Desenvolvimento Inclusivo” a Cimeira traduz a visão partilhada e a vontade comum dos dois países em trabalharem em prol do desenvolvimento económico, social e humano sustentado das respectivas sociedades.

quarta-feira, 10 de abril de 2019

Israel: Netanyahu vence eleições por vantagem mínima



Benjamin Netanyahu  acabou por dar a vitória ao atual primeiro-ministro com uma vantagem mínima.
Naquelas que foram as eleições mais renhidas da última década no país, Netanyahu conseguiu assegurar a vitória, mas por uma margem mínima.
De acordo com os dados do comité central de eleições, que fez a contagem dos mais de 3,9 milhões de votos, o Likud, partido do atual primeiro-ministro, venceu as eleições com 26,47% de votos, e o partido Azul e Branco perdeu a eleição com 26,11% de votos conseguidos.
Nesta eleição votou um total de 67% da população. De acordo com o Times of Israel, estas eleições registaram menos que 4% dos votos, quando comparadas com as últimas legislativas, de 2015.
O novo Governo de Israel deverá entrar em funções dentro de algumas semanas, após um período de consultas e procedimentos.

Fonte: Agência Lusa

Parlamento: PAICV chama a ministra das Infraestruturas para avaliar as políticas do governo no sector

Rui Semedo
O Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) Rui Semedo chama a ministra das Infra-estruturas para fazer o balanço das jornadas parlamentares daquele partido nesta primeira sessão ordinária do mês de Abril que principia esta quarta – feira 10 na Assembleia Nacional.
 Conforme alerta a página da Inforpress, a iniciativa partiu do líder da bancada do PAICV com intuito de chamar a ministra ao debate de modo a avaliar o balanço das jornadas parlamentares daquele partido no âmbito do sector.

“Nós destacamos o debate que foi agendado por nossa iniciativa”, disse Rui Semedo, referindo-se ao frente-a-frente com a ministra Eunice Silva para debater. O partido considerou uma “iniciativa importante”, por tratar de “um dos eixos mais importantes” do desenvolvimento do país.

Para Rui Semedo, o PAICV entendeu o momento como uma oportunidade para se aferir da política ou da bondade dela, sobre as infra-estruturação existentes e passar em revista as necessidades e as lacunas que “ainda o país enfrenta” neste domínio.

Neste aspecto, a mesma fonte ressaltou a “realidade de um país insular” que torna uma necessidade de multiplicação de infra-estruturas para que as ilhas estejam em condições de abraçar o desenvolvimento.

terça-feira, 9 de abril de 2019

Macau quer mais atrações para expandir os turistas no território



A diretora dos Serviços de Turismo de Macau defendeu hoje 09 de Abril a oferta de mais atrações e locais de interesse para distribuir os turistas e aliviar a pressão sentida em algumas zonas do território.

"O nosso problema em capacidade de acolhimento é que o turismo não é distribuído. (...) Temos de providenciar mais possibilidades, mais atrações", afirmou Helena de Senna Fernandes, em declarações aos jornalistas.
 Conforme indica a Agência Lusa onde o jornal Mundo ao Minuto teve acesso, Macau possuí, um território com pouco mais de 35 quilómetros quadrados, recebeu em 2018 mais de 35 milhões de turistas, um número que já não está longe do 'teto máximo' de 40 milhões de turistas por ano, segundo o Instituto de Formação Turística (IFT).
Para a directora dos Serviços de Turismo, "há muitas áreas que estão a sentir esta pressão", pelo que a estratégia passa por "distribuir os turistas por diferentes espaços".
A capacidade diária de acolhimento é de 11.000 turistas, mas "há dias em que entram menos pessoas e outros períodos em que entram muito mais", referindo-se, por exemplo, à semana do Ano Novo Chinês, período em que Macau recebeu este ano mais de 1,2 milhões de pessoas.

Fogo: Polícia faz apreensão de cannabis no porto de Vale dos Cavaleiros



A Policia Nacional (PN) através da esquadra de São Filipe, apreendeu na noite de segunda-feira, durante a sua missão de rotina uma quantidade de cannabis, que é conhecida como padjinha em Cabo Verde.
O comandante da Esquadra de São Filipe, Fernando Tavares, contactado pela Inforpress, confirmou que os agentes da PN apreenderam um balde de 20 litros de padjinha, mas não confirmou a quantidade exacta, porque ainda a policia não tinha efectuado a pesagem dessas drogas.
Na posse da droga foi detido um jovem de 28 anos, natural da ilha de Santiago. O indivíduo é condutor de uma viatura que faz transporte de cargas entre as ilhas de Santiago e Fogo. Entretanto o delito informou aos agentes que se tratava de uma carga (encomenda) destinada a uma pessoa da ilha do Fogo.
Como a droga foi encontrada na sua posse, o jovem encontra-se detido e será apresentado ainda hoje ao poder judicial para legalização de prisão e terá aplicação de medidas de coação.

UE e China celebram 21.ª cimeira bilateral em Bruxelas com poucas hipóteses de sucesso



União Europeia e China celebram hoje, 09 de Abril em Bruxelas, a 21.ª cimeira bilateral, que parece condenada a terminar com poucas razões para celebrações, havendo boas possibilidades de as partes não chegarem sequer a acordo sobre uma declaração conjunta.

Do lado europeu, muitas vozes defendem que não estão reunidas as condições para acordar uma declaração com Pequim, face ao que a UE classifica como um reduzido empenhamento da China no cumprimento dos seus compromissos, ou mesmo promessas não cumpridas, a nível de comércio, economia, clima e direitos humanos.

Conforme indica á página da Inforpress, as fontes diplomáticas explicaram que as partes “ainda estão a negociar o texto”, mas que ninguém ficará surpreso se UE e China não adoptarem no final da cimeira uma declaração conjunta. Como já tinha acontecido em 2016 e 2017, sendo que, á ausência de um texto firmado conjuntamente por Bruxelas e Pequim representará um insucesso maior, sendo assim à actual conjuntura geopolítica, designadamente com a guerra comercial entre Estados Unidos e China como pano de fundo.

O comércio é um dos grandes temas sobre a mesa e um dos motivos da discórdia, face à política proteccionista chinesa, que a Europa tem tentando, vão, convencer Pequim a alterar, com vista a proporcionar às empresas europeias as mesmas condições no mercado chinês que as empresas chinesas beneficiam na Europa.

terça-feira, 2 de abril de 2019

Boa Vista vai ter este ano um centro de emprego e formação profissional


A ilha da Boa Vista vai, ainda este ano, ter um Centro de Emprego e Formação Profissional, com vista a aumentar as possibilidades dos jovens da ilha, de modo a terem melhores inserção no mercado de trabalho.
A garantia foi dada à Inforpress pelo presidente do Conselho de Administração do Instituto de Emprego e Formação profissional (IEFP), Paulo Santos, lembrando que foi assinado ontem, uma ajuste ao protocolo existente entre o IEFP e a Câmara Municipal da Boa Vista para a cedência do espaço e preparar a sua instalação.
Durante o seu discurso afirmou que, o IEFP vai ter um centro de emprego na ilha da Boa Vista e que esta ficará reconhecida como casa dos pescadores da ilha. Para além disso adiantou que já existe uma resolução que cria o centro e que já terem uma deliberação do Conselho de Administração para sua instalação. O presidente garantiu que estão a trabalhar na mobilização dos recursos materiais e financeiros para a sua materialização.

Primeiro-ministro acredita ser importante que se faça uma “acção massiva” na divulgação dos ODS


O primeiro-ministro considerou na segunda – feira passada que é importante que se faça uma acção massiva de divulgação para o conhecimento dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), com vista a incentivar as pessoas a participarem e acreditando na sua implementação.
Ulisses Correia e Silva fez estas declarações em São Miguel (ilha de Santiago), durante o seu discurso no acto de abertura oficial da primeiro edição do festival SDG to youth (Objectivos do Desenvolvimento Sustentável para a Juventude), que decorre até o dia 08, na presença dos presidentes da AIESECS, Igor Espanhol e da Câmara de São Miguel, Herménio Fernandes.
O chefe do Governo lembrou que, os ODS são 17 e em diversas áreas, cuja sua implementação está aprazada no horizonte 2030, em que todos os países têm que adoptar e assumir um conjunto de metas, que se traduzem em criar um mundo melhor, mais sustentável e com melhores condições de vida para pessoas e criar futuro para a juventude.

segunda-feira, 25 de março de 2019

Instituto do Património Cultural realiza escavações arqueológicas no Forte Duque de Bragança


No âmbito do IV Eixo do programa de Reabilitação, Requalificação e Acessibilidade- PRRA, o Instituto do Património Cultural em parceria com a Camara Municipal da Ilha da Boa Vista, inicia esta segunda – feira as escavações arqueológicas no Forte Duque de Bragança no ilhéu de Sal-Rei.
 Segundo explica/anuncia a nota de imprensa, trata-se de uma equipa do Instituto composta pela Arqueóloga Nereide Tavares e pelo Técnico Francisco Morreira, que durante duas semanas faram prospeções no interior da ilha para recolha de vestígios que servirão de base para elaboração do projecto de reabilitação do edifício.
 O Forte Duque de Bragança foi construído desde 2820, para a defesa do ancoradouro de Sal-Rei contra os ataques de piratas e corsários, uma vez que, a ilha das dunas naquela época tinha assumido um papel crucial na exportação do sal. Para além disso possui também uma planta quadrangular adaptado ao terreno.
De acordo com a nota, a reabilitação do forte enquadra-se no plano Nacional de Reabilitação dos Edifícios Históricos e Religiosos traçado pelo Ministério da Cultura e das Industrias Criativas, através do Instituto do Património Cultural que é financiado integralmente pelo Governo de Cabo Verde no âmbito do projecto PRRA, que está orçado num valor de 45.360.000,escudos.




Ilha do Fogo: FATA promove formação em gestão do museu e valorização do património cultural


O projecto de ecoturismo na ilha de Fogo, visa contribuir para desenvolvimento do ecoturismo sustentável e solidário com vista a valorização do património cultural/social/ambiental. É neste sentido que a ministra promove uma formação em matéria de “gestão do museu e valorização do património cultural na ilha.
A formação terá a duração de cinco dias com sessões de seis horas cada, está agendada para 25 a 29 de Março. Conforme explica a nota de imprensa os principais conteúdos temáticos a serem ministrados são: noções básicas de património cultural; noções básicas de museologia e museu- os museus em Cabo Verde; organização e gestão de coleções- como montar exposições e por último animação de museus e outros espaços culturais. Pois trata-se de uma iniciativa que conta com a parceria do Instituto de Investigação do Património Cultural.
O objectivo desta acção é criar competências capazes de melhorar a oferta cultural seja destinada aos turistas como aos munícipes de uma forma geral. A formação é destinado principalmente aos gestores de museus, espaços culturais e agentes turísticos da ilha do Fogo. Segundo anuncia a nota de imprensa, este projecto acaba por criar potências activos aos museus, que será vista como base importante de desenvolvimento sustentável das comunidades.
O projecto FATA, implementado pela Organização Não-Governamental italiana (ONG), é co-finan.ciado pela União Europeia, em parcerias com outros promotores.

quarta-feira, 20 de março de 2019

Saúde e educação continuam a ser a vulnerabilidade para as pessoas com Síndrome de Down


Os sectores da saúde e da educação continuam a ser o “calcanhar de Aquiles” para as pessoas com Síndrome de Down no país, disse hoje em declarações à Inforpress a presidente da Associação das Pessoas com Síndrome de Down, Carla Varela.
Carla Varela, que falava à Inforpress no âmbito do Dia Internacional do Síndrome de Down, assinalado quinta-feira, 21, disse que as pessoas com deste tipo de patologia continuam a sofrer com “o mau atendimento nos hospitais” e com “a exclusão no estabelecimento escolar” mesmo estando incluso.
A presidente da Associação das Pessoas com Síndrome de Down adianta ainda que, não bastasse todo o mito e preconceitos que garças às desinformações rodeiam essa camada populacional. Afirmou que os próprios serviços de estímulo como a educação e saúde continuam a dificultar ao seu direito à saúde e à educação. 
Conforme Carla Varela, as crianças e adolescentes com Síndrome de Down são pessoas que sofrem de alguns tipos de doenças característicos, como boqueira, dores de ouvido, anemia, obesidade e de pele, mas que quando encaminhados para o hospital, mas concretamente aos especialistas, os parentes deparam muita dificuldade.

Santo Antão: Monte Trigo com novo investimento em energias renováveis para “impulsionar” as pescas


Monte Trigo, zona piscatória isolada no interior do Porto Novo, Santo Antão, vai beneficiar dentro de pouco tempo de um novo projecto ligado às energias renováveis, desta feita para “impulsionar” o sector das pescas, na comunidade.
De acordo com o comunicado a Inforpress, o projecto, recentemente aprovado pela Global Environment Facility (GEF), das Nações Unidas, consiste na instalação de uma central solar fotovoltaica de 15 kwp de potência, que vai permitir duplicar a capacidade de produção de gelo nessa comunidade piscatória.
Monte Trigo dispõe, desde 2013, de uma casa de gelo, com capacidade de produção de 500 quilogramas/dia, que tem estado inoperante nos últimos seis meses, devido, precisamente, à falta de energia, mas, com a instalação da central fotovoltaica, a unidade, além de retomar a sua actividade, vai poder ainda duplicar a sua povoação.
Conforme uma nota do GEF, que a Inforpress teve acesso, explica que a produção de gelo será  aumentada para mil quilogramas/dia e a casa de gelo ganhará sua autonomia energética com a instalação da central solar de 15 kwp de potência.

Porto Novo: Líderes locais alertam situações difíceis devido ao desemprego e seca que afecta o município


Representantes de diferentes comunidades no Porto Novo, apontou ao governo um dos municípios mais afectados pela seca em Cabo Verde e alertam situações difíceis nestas localidades.
O líder comunitário da Câmara Municipal do Porto Novo, Arlindo Delgado, afirmou que, tem em andamento uma frente de trabalho na zona de Lagoa, onde que empregou cerca de três dezenas de pessoas, mas admite que ainda muitos chefes de família dessa povoação estão, actualmente, no desemprego.
A maior preocupação prende-se, nesta altura, com as famílias em Chã de Alecrim, que estão a passar por muitas dificuldades, alertou este responsável.
Em Alto Mira, Jailson Neves, representante local, alertou que, neste momento, o desemprego nessa localidade é generalizado, apelando ao município e ao Governo para a necessidade de “acudir” as famílias mais necessitadas, nestas localidades.

quinta-feira, 14 de março de 2019

Sal: jovem encontrado morto a boiar na praia da Palmeira


 Um homem de 34 anos que respondia pelo nome de Leocardo Santos foi encontrado, em avançado estado de decomposição a flutuar esta manhã no mar da Palmeira, na ilha do Sal.
Inforpress alerta que, o corpo foi visto por um senhor, pela manhã, quando fazia a sua habitual caminhada matinal, tendo accionado as autoridades.
Kadu, como também se chamava, era presumivelmente um desfavorecido, que fazia da rua a sua casa, e já tentara, por algumas vezes, pôr termo à vida, segundo informações de que a Inforpress dispõe.
Atendendo o estado de putrefacção do cadáver, o delegado de Saúde local, José Rui Moreira, disse que deverá ser dado à terra, imediatamente.
Ainda a mesma fonte assegurou que, pelo estado de decomposição do cadáver, tudo indica que se encontra no mar há mais de 15 dias, tendo encontrado a morte por afogamento.
 Conforme o comunicado a página da Inforpress o médico disse que, só uma autópsia poderia permitir melhor diagnóstico, mas tal não foi possível dado ao apodrecimento do corpo.
Neste mês de Março é o segundo corpo que se encontra sem vida no mar da Palmeira.

Fonte: Inforpress



Parlamento: Ministro dos Transportes destaca privatização dos TACV, PAICV acusa Governo de violar lei ao omitir informações do processo de venda da TACV


O ministro dos Transportes destacou ontem no Parlamento que o Governo conseguiu, em menos de três anos, privatizar a TACV, algo que não foi alcançado pelo PAICV, mas a oposição pediu o estudo da avaliação para a venda da companhia. Para além disso acusou o Governo de violar a lei ao não publicar informações do processo privatização da TACV antes do fecho do contrato pautando pela ilegalidade e intransparência.
 De acordo com a página da Inforpress, José da Silva Gonçalves falava na abertura do debate parlamentar sobre os transportes e a conectividade do país, proposto pelo PAICV e pela UCID, ambos partidos da oposição.
Segundo o ministro a reestruturação da TACV durou três décadas, de 1991 quando foi feito o primeiro estudo de reestruturação até 2019, mas não alcançou resultados palpáveis. Isto até a tomada de posse deste novo Governo que implementou a reestruturação.

quarta-feira, 13 de março de 2019

Cabo Verde continua na lista cinzenta da UE dos países fiscais e arrisca lista negra em 2020


A UE diz que há muitos países que deram muitos passos positivos para cumprir os requisitos, mas que devem completar o seu trabalho até final de 2019, para evitarem constar na lista negra do próximo ano.
Conforme adianta a página do jornal A Nação, os ministros das Finanças da União Europeia, estiveram reunidos ontem em Bruxelas onde dotaram uma lista negra actualizada de jurisdições fiscais não cooperantes, composta por 15 países, permanecendo Cabo Verde na lista cinzenta, enquanto que Macau já não é considerado motivo de preocupação.
 Conforme avança á Agência LUSA, ao qual o Jornal A Nação teve acesso constatou que, na sequência de reformas e melhorias verificadas nos respectivos sistemas fiscais, 25 jurisdições que estavam no radar da União Europeia. O jornal alegou que existe uma lista cinzenta com uma segunda categoria de países com fragilidades que se comprometeram combater e que deixaram de ser motivo de preocupação para o Conselho Ecofin, entre os quais o território de Macau, que chegou a constar da primeira lista negra, de Dezembro de 2017, da qual transitou para a cinzenta no mês seguinte (Janeiro de 2018), onde permanecia até agora.

Grupo parlamentar do PAICV exige esclarecimentos ao José Gonçalves sobre os transportes e conectividade do país


O grupo parlamentar do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, oposição) vai interpelar, na sessão parlamentar que arranca esta quarta-feira, o ministro dos transportes, José Gonçalves, sobre os transportes e a conectividade do país.
 Segundo o comunicado á Agência Inforpress, esta interpelação do maior partido da oposição acontece depois que o Governo concretizou a privatização da Transportadora Aérea Cabo-verdiana (TACV) com a assinatura do contracto de compra e venda de 51% das acções da companhia com a Loftleidir Cabo Verde, pelo preço de 1,3 milhões de euros.
De acordo com a página da Inforpress, estará também no Parlamento o vice-primeiro-ministro e ministro das Finanças, a pedido do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia para a sessão de perguntas ao Governo a respeito da referida situação.
 Conforme adianta o comunicado, os parlamentares vão fazer a votação final global de diversas propostas de lei. A primeira estabelece o regime de disponibilização, venda e consumo de bebidas alcoólicas em locais públicos, abertos ao público, locais de trabalho dos serviços e organismos da Administração Pública central e local das entidades privadas, durante esta sessão parlamentar que acontece até sexta-feira dia 15 de Março.

Presidente da Câmara de Comércio de Barlavento parabeniza a criação do fundo soberano


O presidente da Câmara de Comércio de Barlavento (CCB), Belarmino Lucas, disse hoje a Inforpress, que com o fundo soberano vai se criar as condições que contribuirão para a resolução do problema de financiamento à iniciativa privada.
Em declarações á Agência Inforpress, Belarmino Lucas assegurou que, a Comissão Especializada de Finanças e Orçamento (CEFO), sobre a proposta de lei do Governo que criar este Fundo Soberano é uma forma de garantir do investimento privado no país.
Belarmino Lucas acrescentou ainda que, o fundo soberano de garantia tem um determinado objectivo que é o de permitir a captação de investimentos e financiamentos em termos internacionais máxime, dando as condições que são necessárias para o seu funcionamento.
Acrescentou dizendo que, há muitos investimentos que necessitam de financiamento, que só conseguiram obter fora do país porque o sistema financeiro interno tem limitações que não permitem chegar a determinados tipos de financiamentos, nomeadamente por serem financiamentos de grande vulto, isto faz com que o empresário tem por exemplo, de ir lá fora fazer os seus investimentos.

segunda-feira, 11 de março de 2019

video 1548783286

Cancro Digestivo está a alastrar a sociedade Cabo Verdiana


 A coordenadora do Programa Nacional da Prevenção e Controlo do Cancro, Carla Barbosa, afirmou hoje em declaração a Inforpress, que os cancros digestivos são os que mais matam em Cabo Verde e alertou as pessoas a fazerem consultas periódicas, de modo a promover mais saúde a população.
 Para além dos cancros digestivos, a responsável apontou ainda que, estão na lista dos que causam mais mortes o cancro de próstata, seguindo o da mama e, por último, do colo do útero na mulher.
Carla Barbosa assegurou ainda que, anualmente, são detetados vários casos de cancro, sendo que mais de metade deles em estágios 3, ou 4, portanto, em estado avançado, o que significa que o cuidado paliativo tem uma grande importância. A médica anatomopatologista destacou que, de acordo com os dados estatísticos referentes a 2017, o número de mortalidade causado pelo cancro atingiu 324 óbitos

Bolsonaro terá dificuldades em governar o Brasil



O líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados brasileira, Paulo Pimenta, afirmou hoje, em entrevista à agência Lusa, que o Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, está a perder força política e terá dificuldades em governar.

 Para Paulo Pimenta à proposta económica apresentada pelo executivo de Jair Bolsonaro para a reforma do sistema de pagamento de pensões, salientou que o chefe de Estado não foi coerente em relação às posições adotadas no passado sobre o assunto.
 Para além das acusações feitas o líder do partido anunciou que, cada vez que ele (Bolsonaro) fala, acaba por perder prestígio. Bolsonaro tem uma trajetória como parlamentar, visto que na câmara dos deputados, onde se manifestou em 67 oportunidades contra a reforma da previdência. Entretanto, ele faz uma proposta contra tudo aquilo que defendia. Isso faz com que ele perca força política e terá assim muita dificuldade em governar e em aprovar os seus projetos dentro da câmara", declarou o deputado Paulo Pimenta.

Ethiopian Airlines causa 157 mortos com a sua queda


A companhia aérea Ethiopian Airlines anunciou hoje que imobilizou todos os seus Boeing 737 MAX após a queda no domingo de uma das suas aeronaves que matou as 157 pessoas que seguiam a bordo.
De acordo com as informações avançadas pela fonte Inforpress, após o trágico acidente de voo, a Ethiopian Airlines decidiu imobilizar toda a sua frota de Boeing 737 MAX de ontem domingo, 10 de Março, informou a companhia aérea, através de um comunicado publicado na rede social Twitter.
 Segundo as informações arrecadadas na página da Agência, as autoridades chinesas ordenaram a todas as companhias aéreas do país para que deixem de usar temporariamente aviões Boeing 737 Max 8.
Conforme adianta as informações na página da Inforpress, no espaço de dois meses regista-se dois acidentes do mesmo calibro, desta feita que, as autoridades da administração da Aviação Civil da China chamou atenção dizendo que a ordem deve preocupar-se mais com a segurança.

Cabo Verde participa na sexagésima terceira sessão da Comissão sobre o Status da Mulher em Nova Iorque


Ministra da Família e Inclusão Social, Maritza Rosabal, participa na 63ª Comissão das Nações Unidas sobre o Estatuto da Mulher (CSW), o encontro terá lugar em Nova Iorque e será subordinada ao tema prioritário: “Sistemas de Proteção Social, Acesso a Serviços Públicos e Infraestruturas Sustentáveis para a Igualdade de Género e o Empoderamento de Mulheres e Garotas.
 De acordo com as informações avançadas na página do governo, Cabo Verde foi convidado a apresentar a sua experiência no desenho e na Implementação do Plano Nacional de Cuidados, realçando as boas práticas do país no desenvolvimento das políticas da Proteção Social.

sexta-feira, 8 de março de 2019

Loftleidir Cabo Verde paga 1,3 milhões de euros (143 mil contos) por 51% do capital da companhia aérea

O parceiro estratégico de Cabo Verde Airlines (Loftleidir Cabo Verde) comprou os 51% de acções da TACV por 1,3 milhões de euros, informou, hoje, o Governo, ajuntando, que será injetado mais 6 milhões de dólares para a capitalização da empresa.
A informação foi avançada pelo Governo através da sua página no facebook, adiantando que no âmbito do contrato assinado, o parceiro estratégico não poderá alienar a suas acções durante um período de 5 anos tendo para tal de ter autorização do Governo.
O objetivo desta parceria é aumentar de forma significativa o contributo da atividade dos transportes aéreos, para o crescimento económico do país, num setor de elevada competitividade, complexidade de gestão e exigente em termos tecnológicos.
Com esta operação, o Governo avançou que, Cabo Verde Airlines passa a representar um “importante” instrumento de alavancagem do sector dos transportes contribuindo consequentemente para o desenvolvimento económico do país.

Preço de água, falta de pasto e pragas entre as preocupações dos criadores de Tarrafal




Gilberto Silva, ministro da Agricultura e Ambiente, visitou o Tarrafal de Santiago durante este fim-de-semana. Agricultores estiveram reunidos com o ministro a quem apresentaram as suas dificuldades e desafios.
A falta de água e o elevado preço da mesma, a falta de pasto, a má qualidade da ração, ataques de cães vadios, pragas de carrapatos são as preocupações que mais afligem os criadores de gado do município de Tarrafal de Santiago.
Após um encontro realizado, no município do interior de Santiago a pedido dos criadores de gado com o ministro da Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva, o presidente da associação Eduino Cortez pediu um compromisso por parte do Governo para que juntos possam ultrapassar estes problemas causado pela seca e mau ano agrícola.
Tendo em conta todos os problemas mencionados, o criador de gado defendeu que, a água para pecuária deveria ter uma tarifa igual à praticada na agricultura e não a tarifa doméstica.
 Na mesma sequência adiantou ainda que, “se continuarmos desta forma, qualquer dia o sector da pecuária vai cair”. Eduíno Cortez informou o ministro que o gado tem morrido nesse concelho por falta de pasto derivado do mau ano agrícola.
Gilberto Silva, disse que o encontro não serviu apenas para falar de problemas, mas também dos desafios.

  O Despertador dos Sonhos Noite escura, sem céu nem estrelas. Uma noite de ardentia. Estava tremendo. O que seria desta vez? A resposta v...